Fiocruz faz alerta preocupante sobre nova onda da Covid-19 em alguns estados do Brasil

Pandemia do coronavírus já vitimou mais de 80 mil pessoas em solo nacional e números continuam altos.

PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus segue registrando números elevados em solo nacional, fazendo com que o Brasil figure como um dos epicentros da Covid-19 em escala global. Nesta quinta-feira (23), um boletim divulgado pela Fiocruz revelou a possibilidade de alguns estados do país estarem enfrentando a chamada “segunda onda” da doença. O aumento de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) seria um prenúncio deste cenário. 

PUBLICIDADE

De acordo com o instituto, os estados do Amapá, Maranhão, Ceará e Rio de Janeiro estariam passando por uma nova fase de contaminação em massa. O levantamento utilizou como base os dados de internações por problemas respiratórios computados entre 12 e 18 de julho, disponíveis no sistema da Fiocruz em parceria com o Ministério da Saúde. 

Estes estados, segundo os pesquisadores, iniciaram o processo de queda após vivenciarem o pico, mas voltaram a subir em número de novos casos semanais, o que pode denotar a segunda onda. “Os dados de SRAG continuam sendo fortemente associados à Covid-19, uma vez que, entre os casos com resultado positivo para os vírus respiratório testados, 96,7% dos casos e 99,1% dos óbitos retornaram positivo para o novo coronavírus”, afirmou Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, da Fiocruz.

Números

O Rio de Janeiro, por exemplo, chegou a atingir a 2.844 internações, mas conseguiu levar os números para 1.154. Entretanto, o volume voltou a crescer atingindo a casa dos 1.367 registros. Um cenário semelhante ocorreu no Maranhão, Ceará e Amapá.

Segundo o balanço divulgado, todos os estados que integram a região Sul, além de Sergipe e Mato Grosso do Sul estão passando pela primeira onda, enquanto outros estados vivenciam o chamado platô, que é quando os números estabilizam e sinalizam uma queda.

PUBLICIDADE