Nesta quarta-feira (22), a revista Nature publicou um estudo mostrando que a hidroxicloroquina não tem nenhuma eficácia no combate à Covid-19 e por isso não deve ser usada no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus.
German Primate Center foi o responsável por este estudo que se junta a outros para mostrar que o medicamento que vem sendo divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro não tem eficácia contra a Covid-19.
A hidroxicloroquina é indicado para o tratamento de doenças como a malária e em macacos surte um efeito positivo contra o coronavírus, mas em humanos já não tem a mesma eficiência e não consegue impedir que as células pulmonares sejam infectadas.
Esse estudo mostra que é improvável que a cloroquina seja incapaz de impedir a propagação do coronavírus no pulmão, por isso não deve ser incluída no tratamento dos pacientes.
“A covid-19 é causada principalmente pela infecção de células pulmonares, por esse motivo, essas células devem ter prioridade nos testes de eficácia“, explicou o chefe da Unidade de Biologia da Infecção da DPZ, Stefan Pohlmann.
Jair Bolsonaro realizou o terceiro exame, que testou positivo novamente para o coronavírus. O presidente já afirmou várias vezes que tem usado o medicamento e disse que é a ‘prova viva’ de que a cloroquina é eficaz contra a Covid-19. Aqui no Brasil esse medicamento está autorizado para os casos graves da doença.
Especialistas alertam a todos que jamais façam uso de medicamentos sem o acompanhamento médico e que ninguém deve tomar a cloroquina por conta própria.