in

Cloroquina funciona? Bolsonaro testa positivo para Covid-19 pela 3ª vez e acende debate

Presidente realizou mais um teste para a Covid-19 e resultado foi novamente positivo.

Facebook Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) testou positivo para a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, pela terceira vez. O anúncio do novo resultado foi feito nesta quarta-feira (22). Bolsonaro foi diagnosticado com Covid-19, após teste inicial realizado no dia 7 de julho.

Publicidade

Desde então, ele havia feito um novo teste na semana passada. Bolsonaro tem tomado a hidroxicloroquina desde quando soube que estava com Covid-19. O presidente da República é um grande defensor do uso do medicamento para pacientes com a Covid-19.

Após o terceiro teste positivo de Bolsonaro, um debate foi iniciado nas redes sociais, com muitos internautas opinando sobre o assunto. Muitos deles questionaram a suposta eficácia do medicamento alardeada por Bolsonaro, que afirmou estar se sentindo bem depois de tomá-lo.

Publicidade

SBI e AMB divergem sobre hidroxocloroquina

Oficialmente, não há remédio que cure a Covid-19. Nos últimos dias, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou parecer em que defendia a suspensão do uso da hidroxicloroquina no tratamento aos pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus.

Publicidade

“Baseados nas evidências atuais que avaliaram a utilização da hidroxicloroquina para a terapêutica da COVID-19, a Sociedade Brasileira de Imunologia conclui que ainda é precoce a recomendação de uso deste medicamento na COVID-19”, afirmou em nota publicada em seu site.

Publicidade

A Associação Médica Brasileira (AMB), baseando-se na Declaração de Helsinque, redigida pela Associação Médica Mundial, em 1964, defende a autonomia do médico na prescrição do medicamento. A declaração diz que quando não há intervenção comprovada que cure um paciente, o médico, com a anuência do paciente ou representante legal, usar intervenção não comprovada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!