Auxílio Emergencial: Caixa anuncia suspensão de milhares de contas digitais do benefício e expõe motivo

Governo Federal gastará mais de R$ 100 bilhões com as parcelas adicionais do benefício.

PUBLICIDADE

Em entrevista nesta terça-feira (21), o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, afirmou que centenas de milhares de contas poupança digital do banco, que vinham sendo movimentadas pelo app Caixa Tem e utilizadas para crédito do Auxílio Emergencial, foram automaticamente suspensas. O motivo é suspeita de fraude.

PUBLICIDADE

“Suspendemos centenas de milhares de contas sim, e nesse momento as pessoas podem pedir o desbloqueio”, disse Guimarães, em contato com o InfoMoney. Segundo ele, o total de contas seria o equivalente a cerca de 5% do total de aprovados.

Guimarães afirmou que as pessoas que tiveram a conta bloqueada terão que se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para comprovar a sua identidade. 


“Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável”
, disse Pedro Guimarães.

O executivo ainda apontou que as fraudes se iniciaram logo nos primeiros lotes de cadastramentos do Auxílio Emergencial, uma vez que, como muitas pessoas não possuíam o celular, a CEF acabou permitindo que um mesmo celular abrisse mais de uma conta no aparelho. 

PUBLICIDADE

Início dos pagamentos

Na última segunda-feira (20), a Caixa Econômica iniciou o pagamento da quarta parcela para beneficiários que também são cadastrados no programa Bolsa Família. O cronograma é baseado no dígito final do NIS (Número de Identificação Social) e será concluído no dia 31 de julho.

Para os demais beneficiários, cadastrados no site ou pelo aplicativo, o calendário de pagamento da quarta parcela começa nesta quarta (22), baseando no mês de aniversário. O cronograma para saques e transferências segue diferenciado, iniciando no dia 25 de julho.