in

Uma única dose da vacina contra o coronavírus pode não ser suficiente para combater a doença

Os cientistas estão acompanhando os testes das vacinas para descobrirem a melhor forma de combater a pandemia.

Sescmg

Pesquisadores de três grupos envolvidos nos estudos sobre as vacinas contra o novo coronavírus divulgaram ontem os resultados do que já conseguiram descobrir até o momento e deixaram o mundo todo animado.

Publicidade

O medicamento foi capaz de gerar uma resposta imune nas pessoas que se ofereceram para testar a vacina, porém, isso não significa ainda que foi comprovada a eficácia, pois ainda é preciso continuar com a pesquisa.

A vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca é uma das que demonstraram boa imunogenicidade, inclusive os cientistas já revelaram que esse medicamento oferece poucos efeitos colaterais.

Publicidade

O Brasil já está fazendo testes em humanos com a vacina da Universidade de Oxford e um ponto positivo deste medicamento é que ele consegue provocar uma resposta de linfócitos T, que são as células do sistema imune. Essa resposta surge 14 dias após a vacina ser aplicada e depois de 28 dias vem a resposta de anticorpos que atacam os invasores indesejados.

Publicidade

Mas os testes apontaram que os voluntários que receberam duas doses da vacina apresentaram uma resposta imune bem mais forte, o que pode mostrar que a vacinação em duas etapas seria o ideal para realmente oferecer proteção à população contra a Covid-19.

Publicidade

Há rumores de que até o final deste ano uma das vacinas em teste comece a ser disponibilizada, porém, ainda não há oficialmente uma data prevista para que isto aconteça.

Primeiro será preciso acompanhar os voluntários que receberam o medicamento e depois analisar os resultados para só então definir quando o medicamento poderá ser oferecido à população, sem que haja riscos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br