Cadê o presidente? ‘No Brasil, é o vírus que está no controle’, diz o diretor de emergências da OMS

Ryan ainda afirmou que continua em alta o número de novos casos e também as mortes por Covid-19.

PUBLICIDADE

Nesta última sexta-feira (17), Michael Ryan, diretor de emergência da Organização Mundial da Saúde, disse que o Brasil, assim como vários outros países, não estão conseguindo conter o avanço da pandemia causada pelo coronavírus.

PUBLICIDADE

Ryan ainda completou: “No Brasil e outros países, é o vírus que está no comando, que está ditando as regras. Nós é que precisamos ditar as regras em relação ao vírus“.

O diretor reconheceu que a curva da pandemia por aqui não está subindo como antes, porém, o número de novos casos registrados diariamente continua em alta.

Michael Ryan explicou que o platô foi atingido, só que os brasileiros continuam sendo infectados e muitos então morrendo, por isso é importante fazer algo urgentemente e não ficar esperando que a queda aconteça por si.

Ele ressaltou ainda que esta é uma boa oportunidade para entrar com um plano em ação e assim combater a transmissão do vírus no país, só que para isso é preciso um conjunto de atitudes que são aplicadas de forma sustentada e assim é possível ter êxito.

PUBLICIDADE

Em relação ao grande número de profissionais da área de saúde que estão sendo infeccionados pelo coronavírus no Brasil, Michael Ryan disse que isso é uma tragédia e que esses trabalhadores ‘estão pagando o preço mais caro’ nesta pandemia.

Especialistas se mostram preocupados em relação ao Brasil porque várias cidades estão relaxando o isolamento social justamente no pior momento da pandemia.

Enquanto o número de casos confirmados e de mortes cresce, as empresas de um modo geral vão sendo autorizadas a retomarem seus trabalhos.

Nas ruas e no transporte público já é possível observar que a população já não está confinada como antes, o que cria um ambiente propício para o coronavírus se propagar.