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Quatro dicas decisivas para baixar seu colesterol

O colesterol alto é um dos maiores fatores de risco em doienças cardíacas ou vasco-cerebrais.

Revista Seleções

O colesterol alto é um dos problemas que mais afeta a saúde dos brasileiros. É um fator de risco para várias doenças, como AVC ou parada cardíaca, podendo causar mesmo a morte. De acordo com um artigo publicado pelo site do hospital CUF, por ano, morrem no mundo 4,4 milhões de pessoas pelo colesterol alto. Então, existem dicas que podem baixar o colesterol e aumentar a saúde das pessoas.

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De acordo com o portal Tua Saúde, tem quatro dicas que são ações decisivas para reduzir os níveis do colesterol. Afinal, o colesterol é um esteroide natural, que todo o mundo tem e necessita. O importante é que não seja demasiado alto. O colesterol é importante, mas se for demasiado se torna perigoso.  

Exercício físico 

Então, para começar, é bem importante atividade física. Um modo de vida mais sedentário, sem uma corrida, caminhada ou qualquer exercício físico pode elevar muito o colesterol. Para baixar os níveis, é recomendado a todos que possam fazer nem que seja somente 30 minutos, três vezes por semana. Esportes como corrida, natação ou bicicleta são muito bons para reduzir os valores para níveis mais desejados.  

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Alimentos ricos em fibra 

Na alimentação também está um dos principais focos das pessoas mais afetadas pelo colesterol alto, até porque muito entra mesmo pela boca. Então, para compensar, estão os alimentos com fibra solúvel. Como exemplo, tem os grãos integrais, farelo de aveia, cevada e as leguminosas.  

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Como o colesterol é formado especialmente no fígado e intestino, esses alimentos ajudam nosso organismo absorvendo as gorduras e expelindo elas pelo intestino para fora do corpo.  

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Chá preto  

Beber chá preto diariamente também ajuda na eliminação dessas gorduras que ficam no organismo. Como esse chá tem teína, que é parecido com a cafeína, vai combater as placas de gordura. De acordo com o portal Tua Saúde, a recomendação seria de beber três chícaras de chá preto por dia, mas fazendo sempre atenção para que não cause ansiedade ou perturbe o sono, precisamente pela teína.  

Gorduras boas

Finalmente, importa lembrar que nem todas as gorduras são ruins para o colesterol. Claro que alimentos de charcutaria, processados, fritos e carnes gordas elevam o colesterol. Porém, gorduras monoinsaturadas, que estão no azeite extra virgem, e o ômega-3, no peixe, são bem importantes para baixar o colesterol, ajudando para uma vida mais saudável. 

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