Vacina chinesa contra a Covid-19 começa a ser aplicada já na próxima semana no Brasil; quem pode se inscrever

A vacina será aplicada em cinco estados brasileiros e no Distrito Federal, ao todo serão 9 mil voluntários, as aplicações começarão na próxima semana.

PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já abriu as inscrições para selecionar 800 mineiros que desejam ser voluntários para a realização dos testes da CoronaVac, a vacina já está na sua terceira fase e é desenvolvida por uma empresa chinesa, a Sinovac Biotech.

PUBLICIDADE

Todos os requisitos burocráticos para que a vacina possa ser aplicada já foram cumpridos, tendo não só a Anvisa, mas também diversas outras instituições aprovado o procedimento em relação aos âmbitos éticos e legais.

O Instituto Butantan, de São Paulo, é o responsável por coordenar o ensaio que, já terá início na próxima semana. A vacina será aplicada em cinco estados do território nacional e no Distrito Federal, em Minas Gerais, as aplicações ficarão sob custódia do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos (CPDF).

A participação está restrita aos profissionais que atuam na área da saúde, como médicos, enfermeiros e paramédicos. Além disso, não basta ser do âmbito salutar, é preciso que o profissional tenha atuado diretamente na linha de frente do combate à Covid-19, cuidando de pessoas que foram infectadas.

Além desses dois requisitos, ser da área da saúde e ter atuado diretamente no combate à doença, as pessoas que desejam receber a aplicação da vacina devem cumprir outras oito requisições, são elas: ter mais de 18 anos; não ter sido infectado pelo coronavírus; não ter participado de outros experimentos; não estar grávida; não ter intenção de engravidar em período próximo; não apresentar enfermidades crônicas; não fazer uso de remédios contínuos e ter registro ativo no conselho profissional de seu respectivo ofício.

PUBLICIDADE

Preenchendo todos os requisitos citados acima, no estado de Minas Gerais, basta a pessoa que deseja receber a aplicação da vacina entrar em contato com a universidade para saber como se inscrever. A vacina é composta pelo vírus morto e purificado, possui uma tecnologia semelhante à utilizada na da gripe.

De acordo com o relato do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, serão ao todo 9 mil voluntários, e os resultados da vacina devem sair em outubro.