Auxílio Emergencial: Ministério da Cidadania divulga cronograma de pagamento das parcelas adicionais

Brasileiros cadastrados no site e app começam a ter o dinheiro creditado na poupança digital na próxima semana.

PUBLICIDADE

O Ministério da Cidadania divulgou nesta sexta-feira (17), um novo calendário de pagamento do Auxílio Emergencial. O texto publicado no Diário Oficial da União (DOU), aponta um novo cronograma, baseado agora em ciclos. O pagamento da quarta parcela – a primeira adicional – será iniciado a partir da próxima quarta-feira (22), para beneficiários cadastrados no site e aplicativo.

PUBLICIDADE

A exemplo das outras parcelas, o pagamento seguirá o cronograma de cadastro, sendo distribuído internamente em cada lote de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. O calendário para saques e transferências também continua à parte.

Inicialmente, o trabalhador receberá o montante em sua poupança digital para pagamentos de contas e realização de compras através do cartão de débito digital que pode ser gerado no aplicativo Caixa Tem, e somente depois o dinheiro será liberado para outras movimentações.

Bolsa Família

Os integrantes do programa Bolsa Família terão prioridade no recebimento das parcelas adicionais, e continuarão recebendo o valor de R$ 600, na quarta e quinta parcela. Diferentemente dos demais cadastrados, que ao que tudo indica receberão em quatro pagamentos, com valores intercalados.

Calendário das parcelas extras – Poupança Digital

  • 1º lote (cadastrados abril) – Do dia 22 de julho até 26 de agosto
  • 2º lote (cadastrados maio) – Do dia 28 de agosto até 30 de setembro
  • 3º lote (cadastrados junho) – Do dia 09 de outubro até 13 de novembro
  • 4º lote (cadastrados julho) – Do dia 16 de novembro até 30 de novembro

Calendário das parcelas extras – Saques e Transferências

  • 1º lote (cadastrados abril) – Do dia 25 de julho até 17 de setembro
  • 2º lote (cadastrados maio) – Do dia 19 de setembro até 27 de outubro
  • 3º lote (cadastrados junho) – Do dia 29 de outubro até 19 de novembro
  • 4º lote (cadastrados julho) – Do dia 26 de novembro até 15 de dezembro

Números 

De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 65 milhões de brasileiros já receberam ao menos uma das parcelas do Auxílio Emergencial. O programa criado pelo governo federal representa um gasto de mais de R$ 250 bilhões para os cofres do país. 

PUBLICIDADE

Nesta semana, a Câmara de Deputados votou contra a extensão do benefício para até dezembro. Em live recente, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que seria inviável para saúde financeira do país, estender o benefício por mais tempo.