Dispara o número de novos casos por coronavírus no Brasil. Só nas últimas 24 horas foram feitos 45.403 registros e houve 1.322 óbitos decorrentes da Covid-19, conforme atualização do Ministério da Saúde.
Em menos de um mês, o Brasil quase dobrou o número de infectados pelo coronavírus e hoje, dia 16 de julho, ultrapassou a marca de 2 milhões de pessoas infectados a Covid-19, um número que tem preocupado os especialistas, uma vez que ainda não há previsão de uma vacina contra a doença disponível no mercado.
E como as atividades econômicas vem sendo reabertas em praticamente todo o país, isso faz com que aumente o número de pessoas nas ruas, no transporte público e nas lojas, o que facilita o contágio.
No dia 19 de junho, o Brasil tinha 1.032.913 casos confirmados de infectados pelo coronavírus. E 27 dias depois, esse número já é de 2.012.151. O número de óbitos decorrentes da doença aumentou 56,6% e muitos hospitais já avisaram que estão próximos a 100% dos leitos de UTI ocupados.
Mas o Ministério da Saúde alega que houve estabilização no número de novos casos nos últimos dias, se comparado com a semana passada. Para os especialistas, tal afirmação não tranquiliza, porque mesmo que fique estável, isto está acontecendo em um patamar que continua registrando muitos óbitos.
Segundo o Governo Federal, no Brasil há 639.135 pacientes infectados pela Covid-19 que estão em acompanhamento, sendo que outros 1.296.328 já estariam recuperados da doença.
Os cientistas estão tentando descobrir se quem foi infectado pelo coronavírus, e superou a doença, passa a ter imunidade contra a Covid-19 e quanto tempo estes anti-corpos ficariam no organismo. Por isso, enquanto não há estudos concluídos, mesmo quem já foi infectado precisa continuar tomando todo cuidado para não correr o risco de ter a doença novamente.