in

Brasil só tem 142 municípios sem casos registrados de Covid-19; país se aproxima de 2 milhões de infectados

Ministério da Saúde afirma que país é ‘grande exemplo’ no combate à pandemia do coronavírus.

Fred Magno - Divulgação - Meio Norte

Responsável por registrar um dos índices mais expressivos de novos óbitos diários pela Covid-19, o Brasil segue vivenciando um cenário de alerta na luta contra o coronavírus. Somente na última semana, o país registrou uma média de 1.067 mortes por dia. No último balanço divulgado, os índice de vítimas fatais da doença já ultrapassava a casa dos 75 mil, enquanto o número de infectados deve atingir 2 milhões ainda nesta semana.

Publicidade

Segundo dados do Ministério de Saúde, apenas 142 municípios brasileiros ainda não apresentaram nenhum caso de infecção pelo coronavírus. Este número representa apenas 2,6% da totalidade de cidades no país, que conta com 5.570 ao todo. A análise ainda aponta que 3.056 cidades computaram ao menos um óbito pela Covid-19.

Estes municípios sem registro de infecção por coronavírus são isolados de grandes centros e possuem uma população minúscula. Os estados de Minas Gerais e Bahia aparecem com um maior número de pequenas cidades “ilesas” à Covid-19 em quatro meses de pandemia.

Publicidade

Exemplo a ser seguido

Na coletiva realizada na última quarta-feira, o Ministério da Saúde reiterou que o Brasil não agiu de forma tardia contra a doença, sendo um grande exemplo, principalmente pelo elevado número de pessoas recuperadas.

Publicidade

“Eu discordo literalmente e frontalmente que o nosso país é um dos piores exemplos do mundo no combate da doença. Isso não é verdade por vários motivos. O primeiro grande motivo é que, talvez, sejamos o país com o maior número de recuperados da doença”, disse Arnaldo Correia, secretário de Vigilância em Saúde.

Publicidade

No momento, o Brasil computa mais de 1,2 milhão de recuperados da Covid-19, índice que representa mais de 60% do total de infectados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade