Ivermectina não é remédio mágico contra o coronavírus e uso do medicamento preocupa médicos

Após a cloroquina, agora é a ivermectina que tem alta na procura por pessoas desinformadas.

PUBLICIDADE

A cloroquina foi bastante indicada em redes sociais e grupos no WhatsApp por pessoas sem capacidade para isto e sem consulta a médicos, agora uma nova droga tem preocupado os profissionais da área de saúde.

PUBLICIDADE

A ivermectina é um vermífugo potente, só que não tem nenhuma eficácia contra o coronavírus, mesmo assim vem sendo indicada por pessoas completamente leigas. E tem até prefeituras que veem se empenhando na distribuição do medicamento e com isso a população acaba ficando confusa.

O infectologista Esper Kallás, que faz parte do comitê de combate à pandemia no estado de São Paulo e Wellington Barros, consultor do Conselho Federal de Farmácia, conversaram com o Bem Estar e na entrevista compartilhada no portal G1, os dois profissionais se mostraram preocupados, já que a ivermectina além de não ajudar no combate à Covid-19, ainda pode colocar a saúde das pessoas em risco.

Em algumas cidades, como em Belo Horizonte, Minas Gerais, a ivermectina até desapareceu das prateleiras de várias farmácias, o que deixa claro que o uso indiscriminado do medicamento continua.

Não há nenhuma comprovação científica de que esse fármaco ofereça resultado positivo no tratamento contra a Covid-19, inclusive os especialistas acreditam que a automedicação poderá intoxicar boa parte da população.

PUBLICIDADE

E diante dessa alta demanda pela ivermectina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidiu se pronunciar e avisou que não existe nenhum estudo comprovando a fórmula desse vermífugo para curar os pacientes infectados pelo coronavírus.

A ivermectina é indicada apenas para tratamento de infecções e mesmo assim quando são causadas por vermes e parasitas que ficam instalados no organismo. A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Júnia Célia Medeiros, alertou que o uso inadequado desse medicamento pode trazer sérios problemas à saúde.