in

Um antigo medicamento se mostra eficaz contra a Covid-19 e já está sendo testado nos Estados Unidos

Uma única dose do remédio foi dada a pacientes infectados pelo coronavírus, que se encontravam em estado grave.

Freepik

Os médicos responsáveis pelo tratamento dos pacientes com Covid-19 têm o grande desafio de conter a resposta imunológica exagerada que acontece no organismo de muitas pessoas. Ao reagir contra o coronavírus, o próprio organismo acaba danificando alguns tecidos e até mesmo órgãos e isto pode levar a óbito.

Publicidade

E é neste contexto que um medicamento contra artrite reumatoide vem se mostrando promissor nos casos de pacientes que estavam dependendo de ventilação mecânica, é o que mostrou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, nesta última segunda-feira, dia 13.

Esse estudo avaliou mais de 150 pacientes que se encontravam em estado crítico e que vinham sendo tratados no centro médico acadêmico Michigan Medicine, entre os meses de março e maio.

Publicidade

Metade dos pacientes envolvidos nesta pesquisa recebeu o tocilizumabe nas primeiras 24 horas após serem intubados, enquanto a outra metade continuou com o tratamento convencional e não receberam o medicamento.

Publicidade

Os pesquisadores acompanharam estes pacientes e concluíram que aqueles que receberam o medicamento tiveram 45% menos chance de morte se comparados com aqueles que não fizeram uso do remédio.

Publicidade

Outro detalhe importante é que os pacientes que receberam o medicamento tiveram a possibilidade de deixar o respirador mais rapidamente e até mesmo receberem alta hospitalar.

Essa pesquisa aponta que o tocilizumabe pode acalmar a reação exagerada do organismo contra a Covid-19 sendo que o medicamento se mostrou eficaz até mesmo em pacientes com câncer. Em meio começaram os estudos com esse medicamento aqui no Brasil, mas os resultados ainda não foram divulgados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br