Coronavírus pode ter surgido bem antes da pandemia que apareceu em Wuhan, na China

Um novo estudo mostra que o SARS-Cov-2 estava em outros países, antes dos casos em chineses.

PUBLICIDADE

Alguns grupos de pesquisas identificaram o coronavírus SARS-CoV-2 em amostras de esgoto que foram coletadas meses antes do primeiro caso de Covid-19 ser registrado na cidade de Wuhan, na China.

PUBLICIDADE

Muitos acreditam que foi na cidade chinesa que o coronavírus surgiu, mas este estudo mostra que isso pode não ser verdade.

Essa recentes descobertas podem revelar que o vírus causador da Covid-19 já estaria circulando em vários países, antes da China registrar os primeiros casos.

A Universidade de Barcelona, na Espanha, é responsável pelo estudo mais promissor sobre esta descoberta e os pesquisadores encontraram o vírus em amostras coletadas no dia 15 de janeiro deste ano, ou seja, 41 dias antes do primeiro caso oficial entre os espanhóis.

O vírus também estava presente em amostras coletadas no dia 12 março de 2019, nove meses antes da pandemia afetar os chineses.

PUBLICIDADE

Com essas novas descobertas, uma questão importante foi levantada, pois agora os pesquisadores querem entender como esse vírus circulou por tanto tempo em alguns países sem afetar nenhuma pessoa.

Existe a suspeita de que muitas pessoas afetadas pela Covid-19 receberam diagnósticos errados ou incompletos, já que os médicos não conheciam a nova doença e assim apontavam outras doenças respiratórias como responsável por afetar a saúde dos pacientes e até mesmo levar alguns à morte.

Tom Jefferson, epidemiologista do Centro de Medicina Baseada em Evidências da Universidade de Oxford, acredita que o vírus ficou ‘dormente’, até que finalmente foi ‘ativado por condições ambientais’.