Mais de 60 milhões de brasileiros foram contemplados com o pagamento do auxílio emergencial. O benefício vem sendo pago desde abril para desempregados, autônomos, micro-empreendedores individuais (MEIs) e beneficiários do Bolsa Família.
Nesta segunda-feira (13), o ministro Onyx Lorenzoni (Cidadania) deu entrevista ao Brasil Urgente, de José Luiz Datena, na Band. Esta não foi a primeira entrevista do ministro ao programa policial nos últimos meses, sempre para falar sobre ações do governo federal, especialmente o auxílio emergencial.
Na participação ao vivo no programa de Datena, Lorenzoni falou sobre a devolução do dinheiro de pessoas que receberam o auxílio emergencial indevidamente. Quase 80 mil pessoas já acessaram o Portal da Transparência e fizeram a devolução dos valores.
Dinheiro devolvido dá para pagar 120 mil parcelas
Onyx Lorenzoni divulgou os números das devoluções do auxílio emergencial. “Devolveram o auxílio emergencial, porque receberam das mais variadas formas indevidamente, 79.067 pessoas que usaram esse aplicativo do site da transparência. E em dinheiro, foram devolvidos 72 milhões, que já voltaram para os cofres públicos, para quem de fato precisa”, disse o ministro.
Com o valor que foi devolvido aos cofres públicos, é possível pagar 120 mil auxílios de R$ 600 ou 60 mil no valor de R$ 1.200. Todos aqueles que receberam indevidamente podem acessar o Portal da Transparência para fazer a devolução e não ter problemas com a justiça. Em julho e agosto o governo federal vai pagar as duas últimas das cinco parcelas do auxílio emergencial.