in

Mandetta não poupa palavras ao falar de Bolsonaro: ‘se expôs ao ridículo’

Ex-ministro da Saúde voltou a criticar o presidente da República em entrevista à DW Brasil

Agência Brasil

Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta concedeu entrevista ao site DW Brasil e não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A relação dos dois ficou muito ruim durante a pandemia do novo coronavírus, que começou em março. 

Publicidade

Mandetta estava à frente do Ministério da Saúde e começou a ganhar destaque pela forma como estava conduzindo a crise sem precedentes. Paralelo a isso, Bolsonaro ia na contramão do que defendia o ministro, como o isolamento social e a falta de comprovação da eficácia da hidroxicloroquina, remédio defendido pelo presidente no tratamento aos infectados com o novo coronavírus. 

Com o desgaste na relação, Mandetta foi exonerado do cargo em abril. Para o seu lugar, o governo convidou o oncologista Nelson Teich, que ficou apenas um mês no cargo. Em maio, por divergências com o chefe, Teich deixou o comando da pasta. Atualmente, o general Eduardo Pazuello é o ministro interino.

Publicidade

Mandetta crítica Bolsonaro de forma dura

Na entrevista ao DW Brasil, Mandetta afirmou que Bolsonaro o escutou no início, quando ele levou até o presidente informações sobre a gravidade da Covid-19. Mandetta, porém, compara Bolsonaro a um paciente que recebe um diagnóstico ruim do médico. 

Publicidade

Segundo ele, em casos assim, o paciente sai da consulta negando o diagnóstico que recebeu. Logo depois, aparecem a raiva, a tristeza e, por fim, o paciente aceita e colabora com o médico. “O presidente ficou estacionado na primeira fase, que foi de negação”, afirmou Mandetta.

Publicidade

Para o ex-ministro, Bolsonaro começou a se cercar de pessoas que falavam o que ele queria ouvir. “Ele acreditou e se expôs ao ridículo de ir à rede nacional de televisão dizer que o coronavírus seria só uma ‘gripezinha’ que não mataria ninguém”, criticou Mandetta.

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!