O mundo espera por uma vacina que seja capaz de barrar a Covid-19. Mas a cientista brasileira Daniela Ferreira fez um alerta e afirmou que uma única vacina não será capaz de barrar essa pandemia do coronavírus.
Daniela é a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe no departamento de ciências clínicas da Escola de Medicina Tropical de Liverpool. Para ela, é bem provável que surja mais de uma vacina contra a Covid-19 nos próximos meses.
“Uma única vacina não vai parar a pandemia“, explicou a brasileira. A cientista contou que ficará otimista quando o mundo puder contar com mais de uma vacina, e isso pode acontecer em breve já que os estudos estão avançando rapidamente e em vários países.
Daniela é responsável pela coordenação de 18 centros que estão testando a vacina contra o coronavírus que foi desenvolvida pela Universidade de Oxford. Segundo a Organização Mundial da Saúde, esta é a vacina que está em estágio mais avançado em todo mundo.
A brasileira é filha de um mecânico e uma dona de casa, mas ela deixou Campinas, em São Paulo, para estudar Ciências Biológicas na capital do estado. Na faculdade, conquistou uma bolsa no Instituto Butantan e já recebeu o importante Prêmio de Pesquisa Robert Austrian em Pneumococcal Vaccinology.
Sempre dedicada, seus estudos eram sobre vacinas para doenças respiratórias e isto lhe rendeu uma bolsa de doutoramento na Universidade de Leicester, na Inglaterra. Ela fez o pós-doutorado por lá e se mudou definitivamente para o Reino Unido.
No Reino Unido, mais de 10 mil voluntários receberam uma dose da vacina contra a Covid-19 e estão sendo monitorados. No Brasil também são milhares de pessoas que se ofereceram para o teste.