Casos de coronavírus disparam em frigoríficos no Brasil, milhares de trabalhadores estão contaminados

As autoridades e empresas de frigorífico estão preocupadas com o avanço da doença.

PUBLICIDADE

Já são mais de 6.200 o número de trabalhadores infectados pelo coronavírus em frigoríficos localizados no Rio Grande do Sul, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério Público do Trabalho.

PUBLICIDADE

Esses números são preocupantes porque mostram um crescimento de 40% em um período de pouco mais de um mês.

O Ministério Público do Trabalho informou também que 14 frigoríficos estão com cem casos confirmados da Covid-19 em cada unidade. O Rio Grande do Sul conta hoje com 39 unidades frigoríficas e empregam mais de 35 mil trabalhadores, sendo que cerca de 17% deles já estão infectados.

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou neste último domingo, dia 12, que só o Rio Grande do Sul já registrou mais de 960 óbitos decorrentes da Covid-19 e que quase 40 mil casos já foram confirmados. Desse total, 16% é referente a trabalhadores de frigoríficos.

Priscila Dibi Schvarcz, que é gerente nacional adjunta do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, disse que o órgão fez o levantamento tendo como base os dados passados pelas secretarias municipais e também pelas empresas do setor que estão realizando testes em seus funcionários.

PUBLICIDADE

O Ministério Público do Trabalho está preocupado com a situação e já fechou pelo menos 11 unidades em vários estados. O MPT-RS já divulgou recomendações aos frigoríficos, para que possam adotar medidas que evitem o avanço do coronavírus.

Os frigoríficos acabam se tornando ambiente perfeito para a disseminação da Covid-19 devido à grande presença de trabalhadores nos locais fechados e que têm baixa taxa de renovação de ar, além da baixa temperatura e umidade.