in

Covid-19: os três conselhos obrigatórios para usar um banheiro público

Especialistas alertam para os riscos de ir no banheiro público, durante essa pandemia do novo coronavírus.

Coronavírus - Revista Sábado

Um pouco por todo o mundo, as pessoas estão tentando retomar suas vidas, apesar dos receios com o novo coronavírus. Até ter uma vacina ou uma cura, a Covid-19 vai continuar atormentando as pessoas. Então, no momento, as pessoas podem apenas se acostumar com essa nova realidade, tentando se proteger o mais possível. Afinal, o vírus vai continuar e a melhor forma de o vencer é mesmo evitar infeções.

Publicidade

Estudo mostra perigos de usar banheiro público 

Nesse sentido, um novo estudo revela mais sobre a contaminação de Covid-19. A utilização da máscara e o distanciamento social continuam sendo fundamentais para fugir da Covid-19, reduzindo muito os riscos. Porém, tem certas coisas que dificultam muito e que fica difícil evitar.  

Para quem precisa mesmo estar em espaços públicos, a ida no banheiro pode ser uma dor de cabeça e, de acordo com esse estudo publicado na revista Physics of Fluids tem mesmo razões para ter medo. Portanto, no momento em que se puxa a descarga, ela vai libertar gotículas que podem levar o vírus para os outros usuários do banheiro.  

Publicidade

Sem que a pessoa imagine o risco que está correndo, essas gotículas podem ter um alcance de um metro para lá da descarga e ficam pairando, podendo ser inaladas por outras pessoas. A pessoa que entras no banheiro, não vai ver névoa alguma, mas ela está lá, libertada por essa descarga e podendo conter coronavírus. O simples gesto de respirar pode contagiar a pessoa, que se julgaria em segurança, isolada em um banheiro, sem a presença de ninguém mais nesse espaço.  

Publicidade

Três recomendações para usar o banheiro com menor risco 

Portanto, tem duas recomendações que todo o mundo deveria seguir. Os especialistas acreditam que o banheiro público pode ser um local muito perigoso. Então, a pessoa deve sempre usar de máscara bem colocada e ter o cuidado de reparar se tem muitas pessoas. O ideal seria ir no banheiro somente quando esse tiver quase desocupada e de máscara. A pessoa deve ainda evitar tocar em qualquer superfície e lavar muito bem as mãos, com desinfetante, no final de usar o banheiro.  

Publicidade

“Qual é a parte mais arriscada de frequentar um banheiro público? São as pessoas que usam. E não necessariamente o ambiente em si”, revelou o professor de medicina na Divisão de Doenças Infeciosas na Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, William Schaffner. Em declarações para o site Medical Daily, ele tentou explicar o melhor possível a importância de minimizar os riscos de ir em um banheiro público, durante essa pandemia. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade