Vaza lista com nomes e até telefones de pessoas infectadas pelo coronavírus

Além dos nomes dos pacientes, a lista ainda traz endereço e até mesmo o telefone da pessoa infectada.

PUBLICIDADE

Em Arapongas, ao norte do Paraná, vazou uma lista com os nomes de pessoas que foram infectados pela Covid-19, os dados foram compartilhados na internet e agora o caso está sendo apurado para tentar descobrir quem foi o responsável.

PUBLICIDADE

A lista, além dos nomes dos pacientes infectados, também traz o endereço deles, telefone e até a data em que receberam o resultado positivo, além do posto de saúde onde estiveram.

Neste último sábado (11), a prefeitura de Arapongas determinou através da Secretaria Municipal de Saúde, que um processo administrativo deverá ser aberto para que seja descoberto quem vazou esses dados sigilosos e assim a pessoa seja punida.

Quem descobriu que a lista vazou foi uma das pacientes, pois uma amiga ligou para ela perguntando se havia melhorado, sendo que ela nunca comentou nada sobre ter Covid-19. A mulher ficou constrangida ao ser exposta desta forma e procurou saber o que estava acontecendo.

Moacir Paludetto Júnior, que é secretário da Saúde, disse que a divulgação foi feita sem o consentimento do município e que é ilegal ficar compartilhando estes dados nas redes sociais ou em grupos no WhatsApp.

PUBLICIDADE

A secretaria pede desculpas pelo ocorrido. Faremos o possível para identificar os responsáveis e puni-los de forma exemplar“, explicou Moacir Paludetto. Vale ressaltar que de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, quem divulgar ou compartilhar tais informações, poderá sofrer ação penal.

A prefeitura explicou que os profissionais que realizam o monitoramento dos pacientes e também os encaminham para os hospitais é que são responsáveis por essas listas. Por enquanto não foi informado quem teria vazado os dados sigilosos.