4 mistérios sobre a pandemia no Brasil desde que a Covid-19 chegou aqui

Muitas coisas mudaram no país após a chegada da Covid-19, os brasileiros adotaram uma nova rotina.

PUBLICIDADE

O Brasil completa hoje, dia 12 de julho, quatro meses desde o registro da primeira morte em decorrência da Covid-19 e de lá para cá muita coisa mudou, os brasileiros adotaram uma nova rotina e tentam sobreviver em meio a esta pandemia que já tirou a vida de mais de 70 mil pessoas só em nosso país.

PUBLICIDADE

Foi preciso aprender a conviver com o vírus sempre ameaçando, adotar medidas de proteção e tentar encontrar uma forma de conseguir renda sem colocar a vida em risco. Usar máscara, manter as mãos longe do rosto, são apenas alguns novos hábitos adotados por todos.

Ainda há muito o que se descobrir sobre o coronavírus, mas quando se olha para os últimos quatro meses é possível ver que esta pandemia marcou a história da humanidade e os brasileiros mudaram drasticamente suas vidas.

Chegada do coronavírus ao Brasil: oficialmente, o primeiro caso registrado foi no dia 26 de fevereiro em São Paulo, mas ninguém sabe ao certo quando esse vírus chegou por aqui. É que a doença nem sempre se manifesta na pessoa infectada, por isso há quem acredite que o coronavírus veio para cá bem antes do que se imagina.

Número de casos: todos os dias o consórcio formado por alguns veículos de imprensa, entre eles o Globo e o UOL, informam os números de casos confirmados, mortos, entre outros dados, mas ninguém sabe ao certo quantos realmente já foram infectados e quantos perderam a vida pela doença. É que muitos casos não estão sendo registrados como deveria, já que a subnotificação é grande pro todo país. Especialistas estimam que o número real de casos no Brasil seja de 5 a 10 vezes a mais do que o oficial.

PUBLICIDADE

Pandemia varia o país: enquanto algumas regiões do Brasil ficam sem saber o que fazer para conter o avanço da doença, em algumas cidades já é possível registrar a redução no número de novos casos. Há quem diga que estas cidades sabem lidar melhor com a situação, mas outros acreditam que boa parte da população já foi contaminada e adquiriu imunidade contra a Covid-19.

Vacina no Brasil: milhares de brasileiros se ofereceram para testar a vacina contra a Covid-19, mas ninguém sabe ao certo se este medicamento realmente protegerá as pessoas contra o coronavírus. E se a vacina conseguir produzir anticorpos nas pessoas, quanto tempo elas realmente estarão imunes à doença? Só o tempo responderá essas dúvidas.