Em contato com apoiadores nesta segunda-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou estar com sintomas da Covid-19. Diante do quadro, ele realizou uma radiografia do pulmão e um exame para detectar se contraiu a doença.
Segundo informações da colunista Cristiana Lôbo, da GloboNews, Bolsonaro fez exames no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Todos os compromissos do presidente na manhã desta terça-feira (7) foram cancelados, e o resultado do teste é aguardado. Ao que tudo indica, o diagnóstico deve sair às 12h (de Brasília). Caso esteja em condições, o chefe do Executivo terá uma audiência com o ministro Luiz Eduardo Barros, responsável pela pasta da Secretaria do Governo.
“Eu estou evitando [aproximação com pessoas] que vim do hospital agora. Fiz uma chapa do pulmão. Está limpo o pulmão, tá certo? Vou fazer o exame do covid agora há pouco, mas está tudo bem”, afirmou Bolsonaro, que estava utilizando máscara enquanto conversava com os apoiadores.
Início dos sintomas
De acordo com apuração do jornal O Globo, Bolsonaro começou a reclamar de cansaço no último sábado, na parte da noite, em sua volta de Santa Catarina. No dia seguinte, o chefe do Executivo continuou relatando mal-estar. Como os sintomas continuaram recorrentes, com intensificação de febre, ele decidiu buscar auxílio médico no HFA, passando por uma ressonância.
Ministro também fará teste
Responsável pelo ministério da Advocacia-Geral da União (AGU), José Levi Mello realizará exames nesta terça-feira (07) para saber se foi contaminado pela Covid-19. Ele esteve com Bolsonaro por 30 minutos na última segunda.
Além de Levi, o presidente ainda teve contato com outras oito pessoas, entre eles o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o recém-empossado Mário Frias, secretário especial de Cultura do Ministério do Turismo.