Vídeo: novo ciclone poderá atingir o sul do Brasil e Defesa Civil faz alerta

A população dos três estados ainda tenta se recuperar dos estragos causados pelo ciclone bomba.

PUBLICIDADE

Uma massa de ar polar segue derrubando a temperatura no sul do Brasil, mas também tem provocado tempo seco e aumentando a sensação de frio. A previsão é de que até a próxima quarta-feira, dia 8, ocorram pancadas de chuva e, em Santa Catarina, provoque algumas regiões de instabilidade.

PUBLICIDADE

A semana começa com tempo mais encoberto, podendo chover a qualquer hora nos estados do sul, com previsão também para rajadas de ventos com intensidade moderada. Na madrugada desta terça-feira (07), haverá condições para que ocorram temporais isolados e a chuva será moderada a forte.

A região sul do país nem se recuperou dos estragos causados pelo último ciclone e já pode se preparar para novos problemas. É que um ciclone extratropical está se aproximando e isto causará novos temporais, porém, desta vez a intensidade será bem menor.

Mesmo assim é uma situação de alerta e é bom que todos estejam preocupados porque o vento e a chuva forte atingirão os três estados. Os meteorologistas agora enfrentam um grande desafio que é saber com antecedência qual será a intensidade com que a baixa pressão atmosférica desse ciclone extratropical atingirá a população.

PUBLICIDADE

Outra questão é que modelos de previsão numérica do tempo estão divergindo ao realizarem simulações para os próximos dias. Os modelos FGS, dos Estados Unidos e ECMWF, que é o Europeu, estão apresentando dados diferentes para a pressão atmosférica futura.

Porém, o que as autoridades podem dizer é que a chuva forte se aproxima e atingirá algumas regiões dos estados no sul do Brasil, sendo que este temporal tem potencial para causar danos, ainda que sejam menores do que ocorreu recentemente com o ciclone bomba.