Peste bubônica: novos casos surgem na China e deixam o mundo preocupado

As autoridades querem controlar a peste que é altamente contagiosa o quanto antes para evitar que se espalhe.

PUBLICIDADE

Na China foram registrados pelo menos dois casos de peste negra e como esta é uma doença altamente contagiosa, as autoridades locais decidiram emitir um alerta neste último domingo (05), principalmente na região da Mongólia.

PUBLICIDADE

De acordo com a Reuters, na cidade de Bayan Nur, o comitê de saúde já passou o nível de alerta para o terceiro nível e todas as pessoas que apresentarem febres sem uma causa aparente deverão procurar um médico.

A peste negra é transmitida geralmente por roedores, por isso a população deverá ficar atenta também à possibilidade de encontrar marmotas doentes ou mortas, neste caso as autoridades devem ser informadas.

A partir de agora estão proibidas a caça e também o consumo de qualquer tipo de animais que possam contaminar as pessoas com a peste, além do fato de que o público deverá relatar qualquer caso suspeito.

O alerta emitido neste último domingo (05), vem após duas confirmações da peste e ainda há quatro casos no ano passado, sendo que dois são uma variante mais mortal desta doença.

PUBLICIDADE

A peste bubônica é conhecida popularmente como peste negra e desde a idade média são registrados casos em vários países. Por ser uma doença altamente infecciosa e quase sempre fatal, o surgimento de novos casos deixa todos em pânico.

As pestes não são incomuns na China, mas as autoridades estão focadas em controlar os surtos para evitar que a população tenha que lidar com mais este problema.

A população tem um papel importantíssimo no controle da doença, por isso qualquer caso suspeito precisa ser comunicado imediatamente.