Alerta: novo coronavírus pode ser para sempre, vacina não deve destruir o vírus

De acordo com um especialista, a humanidade terá que aprender a conviver com este vírus.

PUBLICIDADE

A chegada do novo coronavírus mudou a vida de todos, as pessoas passaram a ficar dentro de casa por mais tempo e, quando saem às ruas, devem tomar uma série de cuidados para tentarem evitar o contágio. Uso de máscara, álcool em gel, entre outras vendidas passaram a fazer parte da rotina de milhões de pessoas.

PUBLICIDADE

A grande esperança atualmente é que seja lançada uma vacina capaz de oferecer imunidade contra o coronavírus, para que assim a humanidade possa retomar seus afazeres, mas segundo o médico Ricado Palacios, que é diretor de Pesquisa Clínica do Instituto Butantan, as coisas não são bem assim.

Segundo Palacios, as vacinas poderão ajudar no controle da pandemia, mas não serão capazes de acabar definitivamente com o novo coronavírus, ou seja, ele chegou para ficar definitivamente e por isso os cuidados deverão ser constantes. “Nós não vamos acabar com o novo coronavírus com uma vacina. Qualquer uma que seja a vacina. O coronavírus veio e veio para ficar“, afirmou o médico, comparando a atual situação com o que aconteceu ao vírus da gripe na humanidade.

É que as pessoas vacinadas contra o vírus influenza chegam a desenvolver a doença, só que de forma mais branda, não correndo risco de morrer e é isso que deverá acontecer com a Covid-19. Essa vacina utilizará o coronavírus inativado para conseguir estimular a resposta imunológica do organismo.

O Instituto Butantan é um dos parceiros nas pesquisas por uma vacina que ofereça proteção contra o novo coronavírus e trabalha com o laboratório chinês Sinovac Biotech na esperança de que o medicamento esteja à disposição de todos o mais breve possível.

PUBLICIDADE