Novo coronavírus é bem pior do que se imaginava e estudo mostra do que ele é capaz

Quem é infectado pelo coronavírus pode enfrentar uma série de problemas e ter a saúde comprometida.

Veja/Montagem-Russel

Um estudo realizado recentemente sugeriu que o novo coronavírus seria capaz até mesmo de afetar diretamente as células do coração e assim as pessoas infectadas poderão ter sérios problemas de saúde.

Depois de muitas pesquisas, este estudo finalmente foi publicado na revista científica Cell Reports Medicine, trazendo novos esclarecimentos para s casos de miocardite, arritmia e também insuficiência cardíaca que estão aparecendo em pessoas contaminadas pela Covid-19.

Os pesquisadores envolvidos neste projeto fizeram uma autópsia em uma vítima fatal do novo coronavírus e foi confirmada a presença do RNA no coração do falecido.

Depois foram realizados testes laboratoriais mais complexos, e os cientistas chegaram à conclusão de que esse vírus consegue penetrar nas células do coração, depois altera o gene e então começa a multiplicar-se. Após 72 horas as células que foram infectadas não resistem ao ataque e morrem.

O ACE2 é o anticorpo que tem as principais respostas neutralizadoras contra a Covid-19, porém, ele também pode ser um dos responsáveis por facilitar o acesso do coronavírus às células do coração.

Arun Sharma, pesquisador do Instituto de Medicina Regenerativa Cedars-Sinais, explicou: “O vírus pode se replicar com velocidade no tecido muscular do coração, afetando a forma como ele bate“.

Os testes laboratoriais não conseguem replicar o corpo humano com grande fidelidade, mesmo assim os pesquisadores puderam aprender um pouco mais sobre a estratégia do novo coronavírus para afetar os órgãos que estão fora do sistema respiratório.