in

Mandetta lamenta 60 mil mortes por Covid-19 e volta a atacar Bolsonaro: ‘nau sem rumo’

Ex-ministro da Saúde postou texto no Twitter e criticou Bolsonaro indiretamente.

Agência Brasil / Reprodução Globo

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta voltou a usar o Twitter para lamentar o alto número de mortes em decorrência da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e criticar de forma indireta o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Publicidade

Mandetta foi ministro da Saúde do início do mandato de Bolsonaro, em janeiro de 2019, até abril deste ano, quando deixou o cargo, após embates públicos com o presidente em meio a pandemia causada pelo novo coronavírus. A saída de Mandetta foi comemorada por alguns e lamentada por outros.

Mandetta deseja força ao SUS

Defensor do Sistema Único de Saúde (SUS), Mandetta lamentou as mortes. Nesta quarta-feira (1º), o Brasil chegou a triste marca de 60 mil mortes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país registra 60.632 óbitos por Covid-19 desde março, quando houve a primeira morte.

Publicidade

“Mais de 60.000 pessoas perdidas. Nau sem rumo. Força SUS. Força Minas, Região Centro-Oeste e Região Sul. Governos passam. Quem preserva A VIDA pode ter a chance de comemorar o que a CIÊNCIA trará”, afirmou Mandetta, claramente dando indiretas a Bolsonaro.

Publicidade

Mandetta foi demitido por Bolsonaro

O ex-ministro e o presidente da República não se entendiam em relação aos protocolos para combater à Covid-19. Bolsonaro era defensor ferrenho do uso da cloroquina. Mandetta, baseado nas pesquisas científicas, era mais reticente quanto ao uso do remédio. Na queda de braço, o presidente decidiu dispensar seu subordinado.

Publicidade

Para o lugar de Mandetta, Bolsonaro escolheu o médico oncologista Nelson Teich, que ficou no cargo por apenas um mês. Desde maio, a pasta é ocupada interinamente pelo general Eduardo Pazuello. 

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!