in

Eleições 2020 são adiadas por causa do coronavírus; calendário eleitoral é divulgado

Eleitores de todo Brasil devem ficar atentos às novas datas, pois o Congresso fez alterações.

G1

O Congresso Nacional alterou o calendário eleitoral de 2020 através de uma emenda à Constituição, a mudança é devido à pandemia do novo coronavírus que segue em alta por todo Brasil.

Publicidade

Em dezembro do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral determinou que as eleições deste ano teria o primeiro turno no dia 4 de outubro e o segundo turno seria em 25 do mesmo mês.

Porém, a PEC aprovada agora pelo Congresso adiou o primeiro turno, que será realizado somente no dia 15 de novembro deste ano e o segundo turno foi para o dia 29 de novembro.

Publicidade

Várias audiências no Congresso foram feitas para debater esse adiamento das eleições, tendo inclusive a participação de especialistas e também integrantes do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

Publicidade

De acordo com o novo calendário eleitoral de 2020, as emissoras não poderão mais transmitir programa com pré-candidato a partir do dia 11 de agosto, pois se isto acontecer, poderá haver o cancelamento do registro na eleição.

Publicidade

O período de 31 de agosto a 16 de setembro será reservado às convenções partidárias e também para definir as coligações. O dia 26 de setembro ficou determinado para registro das candidaturas.

Depois do dia 26 de setembro, começa o prazo para que a Justiça Eleitoral reúna todos os partidos e também representantes de TV e rádio para que o plano de mídia possa ser elaborado.

O primeiro turno da eleição esse ano será no dia 15 de novembro, depois o segundo turno em 29 de novembro e até 18 de dezembro acontecerá a diplomação de todos que forem eleitos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br