in

Barragem pode romper em Minas e famílias são retiradas às pressas de suas casas

Existe o risco de que a lama de rejeitos atinja as residências, se houver rompimento.

IstoÉ

O mês de julho começou tenso para várias famílias em Ouro Preto e Itabirito, em Minas Gerais. Estas pessoas, que já estavam preocupadas com a pandemia do coronavírus, agora têm mais um grande problema pela frente.

Publicidade

É que, na manhã de hoje, vários moradores foram retirados de suas casas por existir o risco de rompimento de barragens de rejeito de minério de ferro, da Vale.

Por enquanto, a Defesa Civil não informou quantas famílias poderiam ser atingidas, caso haja ruptura das estruturas, o certo é que estas pessoas não poderão retornar para suas casas nos próximos dias.

Publicidade

De acordo com um estudo recente, 11 famílias foram obrigadas a deixarem suas casas porque a lama certamente atingiria as residências. Para evitar o pior, os moradores foram levados para outros lugares.

Publicidade

Forquilha, I, II, III e IV, além do Complexo de Fábrica em Ouro Preto, correm risco de rompimento, sendo que podem atingir também Itabirito. Por isso, o município vizinho já está tomando todas as providências.

Publicidade

Não há previsão de quando as famílias poderão voltar para suas casas

Em outubro de 2019, a Vale decidiu elevar para o nível 1 a barragem de Forquilha IV, mas neste caso os moradores das áreas que podem ser atingidas não precisam deixar suas casas, porém, é um aviso de que a barragem não se encontra mais em condições normais.

A escala vai de 1 a 3, sendo que o nível maior indica que haverá uma ruptura, como é o caso da barragem da Vale na cidade de Barão de Cocais, também em Minas Gerais.

Os moradores foram levados para moradias temporárias e receberão alimentação, transporte, escola e consulta médica, até que a situação seja resolvida.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br