Inep divulga mês eleito pelos estudantes para a realização do Enem 2020

A escolha da nova data para a realização do exame ficou sob responsabilidade dos candidatos, por meio de votação.

PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2020 será realizado em maio de 2021. O mês foi escolhida pelos próprios estudantes, em votação aberta e democrática, e marca uma alteração no cronograma previamente apresentado. Provocou a mudança de data os efeitos da pandemia provocada pelo novo coronavírus, cujo término ou controle ainda é uma incógnita para as autoridades brasileiras.

PUBLICIDADE

Enem 2020 será realizado em maio de 2021

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1º) pelo secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, durante coletiva de imprensa, em Brasília.
Preliminarmente, o Enem estava previsto para acontecer em novembro deste ano.

Todos os 5,8 milhões de candidatos matriculados para a realização do exame tiveram acesso à enquete. Entretanto, votaram apenas 1.113.350 candidatos, o que representa 19,3% do montante total de inscritos.

Data ainda será debatida

Por aclamação popular, aproximadamente 50% dos candidatos que participaram da votação optaram por maio de 2021. Com a suspensão das aulas, em virtude da pandemia do novo coronavírus, boa parte dos alunos estão sem o devido acesso ao ensino.

A data ainda não foi definida, e deverá ser objeto de discussão no decorrer dos próximos dias. Ainda na coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta quarta-feira (1º), os responsáveis pelo exame pediram um prazo de três semanas para que a data oficial seja divulgada.

PUBLICIDADE