in

‘Não comprem testes rápidos de Covid, não servem pra nada’, afirma microbiologista renomada

No Roda Viva, a microbiologista falou sobre a efetividade de testes do novo coronavírus vendidos em farmácias.

Roda Viva / Montagem

Nesta segunda-feira, 29 de junho, Natalia Pasternak, microbiologista renomada, deu uma entrevista para o programa Roda Viva, da TV Cultura. O tema da conversa foi o coronavírus. Em determinado momento, uma polêmica surgiu no programa. Natalia Pasternak disse que os testes rápidos para coronavírus – aqueles que agora são vendidos em farmácias – não são testes eficazes.

Publicidade

Natalia Pasternak fala com propriedade do assunto. Ela é doutora em microbiologia por uma das faculdades de maior credibilidade do Brasil, a Universidade de São Paulo (USP). Além disso, tem pesquisas e livros na área. Na conversa com o Roda Viva, Natalia Pasternak tentou explicar as diferenças nos testes.

Um deles é considerado o padrão para o coronavírus. Esse teste é chamado de RT-PCR. Os outros testes rápidos e também os sorológicos não seriam tão eficientes na hora de dar o diagnóstico. A microbiologista, inclusive, chega a pedir que os consumidores não comprem esses testes nas farmácias, pois não servem de nada.

Publicidade

Eles não servem para nada, não comprem. Não deveria ser vendidos em farmácias, mais confunde a população do que ajuda, as pessoas não sabem interpretar os testes“, disse ela, ao abordar o assunto. Veja abaixo o vídeo que mostra parte da entrevista da microbiologista, que acabou tendo grande repercussão nos principais portais de notícias.

Publicidade

“A maioria desses testes rápidos de farmácia não é bom. Eles são ruins. Além de tudo a qualidade deles é duvidosa, a sensibilidade deles é baixa, eles podem dar muito erro de falso-positivo, como de falso-negativo”, finalizou a cientista, revelando suas motivações para recomendar a não compra dos testes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por FERNANDO B

As melhores notícias você encontra por aqui. Conheça essas e outras histórias.