Em vídeo, cientistas provam que o coronavírus pode ser disseminado mesmo com máscaras

Os trabalhos foram comandados por pesquisadores da Universidade de Nicósia, localizada no Chipre.

Divulgação/University of Nicosia

Autoridades médicas internacionais têm recomendado para a população o uso das máscaras de proteção como mecanismo para frear a disseminação do novo coronavírus. Apesar de ser um dos únicos métodos existentes contra a disseminação do agente infeccioso, o acessório não é totalmente eficaz. Essa afirmação pode ser comprovada por um estudo publicado em uma revista científica por pesquisadores da Universidade de Nicósia, localizada no Chipre, continente europeu.

Computação gráfica mostra dispersão de gotículas de saliva

Analisando várias variáveis, os cientistas produziram uma computação gráfica que mostra a disseminação de gotículas de saliva com e sem o uso das máscaras de proteção. Uma pessoa contaminada com o coronavírus, apesar de usar o acessório, pode acabar espalhando sua saliva contaminadas pelo agente infeccioso ao tossir, respirar, falar ou espirrar.

Os autores do modelo consideraram condições climáticas, turbulência do ar e temperatura da pele e da boca de uma pessoa doente para montar simulações computacionais. Os resultados foram divulgados na terça-feira (16/06), na revista científica Physics of Fluids.

Gotículas de saliva podem escapar, apesar das máscaras de proteção

Para este teste, os pesquisadores utilizaram o material com o qual são confeccionadas as máscaras cirúrgicas padrão. O uso delas permite frear a disseminação de gotículas de saliva para frente, mas estas podem escapar pela parte superior, inferior e lateral.

Ainda de acordo com o trabalho dos pesquisadores, algumas partículas de saliva conseguiram ultrapassar a marca de 1,2 m antes de caírem sobre uma superfície.

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com