in

Macapá: menino de 12 anos com sintomas de sarampo morre em centro de Covid-19 e família se revolta

Garoto de 12 anos foi transferido para o local sem autorização da família.

Vanessa Rodrigues (Arquivo pessoal)

A morte do garoto Ângelo Rodrigues França, de apenas 12 anos, no Centro Covid 2 de combate à Covid-19, na zona norte de Macapá, capital do Amapá, deixou a família revoltada. Os familiares de Ângelo alegam que ele foi levado ao local sem necessidade, já que testes apontaram que ele não estava com Covid-19. O garoto tinha sintomas de sarampo, que se agravaram devido à asma.

Publicidade

Vanessa Rodrigues, irmã de Ângelo, contou ao G1 como tudo aconteceu. A família mora na cidade de Santana, localizada a 17 quilômetros de Macapá. O primeiro atendimento a Ângelo foi feito no Hospital Estadual da cidade. O garoto chegou a voltar para casa, mas teve recaída.

“Até que o médico transferiu ele para o PAI (Pronto-Atendimento Infantil) onde tinha respirador. Ele ficou quase 10 dias internado e estava se recuperando bem, chegou até a retirar a entubação. Ele foi transferido para o Centro Covid sem nosso conhecimento, na terça-feira (19), e na quarta-feira (20) ele faleceu”, afirmou Vanessa.

Publicidade

Atestado de óbito mostra que garoto morreu de Covid-19

De acordo com o atestado entregue à família, a causa da morte foi Covid-19. Familiares alegam que testes realizados na rede particular e no PAI deram negativo. A desconfiança é que o garoto tenha sido infectado pelo coronavírus no Centro Covid 2. Segundo Vanessa, essa é a suspeita dos enfermeiros que o atenderam no PAI, antes da transferência.

Publicidade

Outro problema, aponta a irmã, é que o menino foi transferido sem autorização e a família só ficou sabendo quando o pai dele foi visitá-lo no hospital. Outra informação que revoltou a família foi descobrir que não havia respiradores infantis no Centro Covid 2. O corpo de Ângelo foi enterrado em um caixão fechado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!