Coronavírus poderá se tornar endêmico e nunca desaparecer, assim como o HIV, diz OMS

O especialista em emergências da OMS, Mike Ryan, emitiu novos alertas sobre o coronavírus, causador da síndrome da Covid-19.

PUBLICIDADE

A OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu novos alertas sobre o coronavírus, agente infeccioso causador da síndrome Covid-19, que de acordo com a contagem da Reuters, já matou mais de 291 mil pessoas, deixando outras 4,3 milhões infectadas em todo o planeta. Por meio de uma entrevista online, o especialista em emergências da entidade, Mike Ryan, admitiu que há possibilidade do vírus se tornar endêmico e nunca mais desaparecer da humanidade, assim como o vírus da imunodeficiência humana (HIV, sigla em inglês).

PUBLICIDADE

Esforços globais contra o coronavírus

O especialista cobrou uma postura solidária por parte de toda a comunidade global para o enfrentamento da crise, por intermédio da união de esforços. Cerca de 100 linhas de pesquisa trabalham neste momento na tentativa de produzir uma vacina que seja eficaz contra o coronavírus.

Cientistas, por sua vez, destacam a enorme dificuldade para se encontrar uma vacina que seja eficaz contra o agente infeccioso. Por conta disso, Ryan disse ser necessário um controle muito significativo do vírus, a fim de que o alerta de avaliação de risco global, que hoje é considerado alto, seja reduzido para escalas menores.

Previsões são impossíveis

Mike Ryan afirma que é impossível apresentar qualquer previsão que aponte com precisão quando a pandemia irá chegar ao fim. Ele acredita ser importante repassar este comunicado para a comunidade global, a fim de sermos realistas diante do problema que temos para enfrentar.

“Acredito que não há promessas nisso e não há datas. Essa doença pode se estabelecer como um problema longo ou não”, completou o especialista da OMS.

PUBLICIDADE