Começou a valer nesta quinta-feira (07) a determinação do governo do estado de São Paulo, onde todo cidadão é obrigado a usar máscaras e isto estará valendo em todos os municípios por tempo indeterminado na tentativa de combater a pandemia do novo coronavírus.
A Secretaria Estadual da Saúde já informou que na região metropolitana de São Paulo está o maior número de casos no estado, só que a Covid-19 está avançando rapidamente em cidades do interior e também no litoral.
A população deve usar as máscaras caseiras sempre que saírem de casa, mesmo que seja só para ir à padaria que fica próxima. Cabe aos prefeitos regulamentar o decreto e cuidar da fiscalização para que toda população cumpra o que foi determinado.
É preciso usar máscara em espaços públicos, estabelecimentos comerciais, repartições públicas e no transporte de um modo geral. Vale ressaltar que esse decreto não se aplica às pessoas em carro particulares.
Todos devem usar máscara em São Paulo
A máscara deve ser usada não só por consumidores, mas também por fornecedores, empregados, agentes públicos, colaboradores e prestadores de serviço.
A pessoa que descumprir esse decreto estará cometendo uma infração de medida sanitária e por isso poderá ser multado de R$ 276 a R$ 276 mil, ou então ser condenado a até 4 anos de detenção.
“A gente vai definir na cidade de São Paulo se essa fiscalização será feita pela GCM ou pelos fiscais das subprefeituras, se a multa vai ser aplicada sobre as pessoas ou sobre os estabelecimentos que permitem a entrada de pessoas sem as máscaras”, informou o prefeito, Covas.