in

Conheça quem é o novo homem forte de Jair Bolsonaro, cotado para substituir Sérgio Moro

Para polêmico comando da PF, Jair Bolsonaro deve anunciar Alexandre Ramagem, atual diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Marcos Corrêa/PR

Jair Bolsonaro possui um nome cotado para assumir a vaga deixada por Sérgio Moro. Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência, é o alvo da vez para assumir a cadeira de ministro da Justiça. Fontes do Palácio do Planalto apontam uma certa resistência em assumir o convite, contornada após incentivos por parte do próprio presidente, que disse se tratar de uma “missão”.

Publicidade

Nada oficializado

Membros do Palácio do Planalto advertem que não há como tratar a chegada de Jorge Oliveira como confirmada, até que a nomeação seja publicada no Diário Oficial da União. Na noite da última sexta-feira (24), por exemplo, Jair Bolsonaro foi aconselhado a repensar sua escolha para o ministério da Justiça e para o comando da Polícia Federal.

Há o entendimento, entre os aliados de Jair Bolsonaro, que nomeá-los neste momento poderia munir os opositores, sobretudo diante das acusações por parte do ex-ministro Sérgio Moro, de tentativas do presidente em interferir nos trabalhos da Polícia Federal.

Publicidade

Jorge Oliveira e o clã Bolsonaro

O nome cotado para assumir a cadeira da Justiça acumula ainda o comando da Subchefia de Assuntos Jurídicos (SAJ). O órgão exige pessoas de confiança e presta consultoria jurídica para os atos efetuados pelo presidente da República.

Publicidade

Ministro de Jair Bolsonaro desde junho de 2019, Oliveira tem uma ótima relação familiar com o clã Bolsonaro, em que é apelidado de Jorginho, sendo inclusive padrinho de casamento de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), com quem trabalhou como chefe de gabinete. Filho do capitão do Exército Jorge Francisco, chefe de gabinete do então deputado federal Jair Bolsonaro por duas décadas, Jorge Oliveira é advogado e major da Polícia Militar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com