in

Luz do sol pode destruir coronavírus rapidamente, revela estudo nos Estados Unidos

A humanidade trava uma batalha contra a Covid-19 e aos poucos os cientistas descobrem as melhores soluções.

UOL

Um estudo realizado nos Estados Unidos descobriu que o novo coronavírus é rapidamente destruído quando exposto à luz do sol. A novidade foi divulgada nesta última semana e traz esperança principalmente para os países onde o verão está iniciando.

Publicidade

William Bryan é consultor de ciência e tecnologia do Departamento de Segurança Interna, ele deu entrevista na Casa Branca e contou que os cientistas do governo fizeram uma importante descoberta em relação ao poder dos raios ultravioletas para combater o novo coronavírus.

“Nossa observação mais impressionante até o momento é o poderoso efeito que a luz solar parece ter sobre a morte do vírus, tanto na superfície quanto no ar”, informou Bryan. Ainda, segundo ele, foi confirmado um efeito parecido tanto em relação à temperatura como também a umidade.

Publicidade

Se há aumento da temperatura, da umidade ou até mesmo de ambas, então o ambiente fica menos favorável ao novo coronavírus. Através de um slide foi feita uma apresentação com todos os resultados deste estudo feito pelo Centro Nacional de Análise e Contramedidas da Biodefesa.

Publicidade

Com uma temperatura entre 21 a 24 graus Celsius, a quantidade de vírus foi reduzida à metade em um período de 18 horas. Esse teste foi feito em uma superfície não porosa, que corresponde a maçanetas, entre outras.

Publicidade

Se a umidade subir para 80%, então a meia-vida do vírus cai pela metade em apenas 6 horas. Por fim, adicionando luz solar à equação, bastaram 2 minutos para ter um resultado positivo.

Mas os cientistas deixaram claro que não significa que o sol ou o verão elimina totalmente o novo coronavírus, é preciso continuar tomando todos os cuidados para reduzir o contágio.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br