Substituto de Sérgio Moro no Ministério da Justiça já teria sido escolhido por Bolsonaro

Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência, é cotado para o cargo de Sérgio Moro.

PUBLICIDADE

Saiba quem Bolsonaro deve colocar no lugar de Sérgio Moro no Ministério da Justiça. De acordo com informações da Globo News, o presidente Jair Bolsonaro já teria o nome do substituto de Sérgio Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública. O escolhido pelo presidente seria Jorge Oliveira, atualmente ministro da Secretaria-Geral da Presidência. A informação foi dada na manhã deste domingo, 26 de abril. 

PUBLICIDADE

Jorge Oliveira, segundo a Globo News, teria inicialmente resistido ao cargo de ministro. No entanto, após a insistência de Bolsonaro, ele acabou cedendo ao novo cargo. Já Alexandre Ramagem, que chegou a ser cotado também para o ministério, deve assumir a Agência Nacional de Inteligência (Abin). Ele entra no lugar de Maurício Valeixo.  A demissão de Valeixo gerou a exoneração de Moro.

Bolsonaro x Moro: ex-ministro e presidente trocaram acusações

A demissão de Sérgio Moro do governo federal é considerada por especialistas a maior derrota, até o momento, do governo Bolsonaro. Isso porque parte da base de Bolsonaro passou a seguir o presidente, justamente, graças a Sérgio Moro.

O ex-juiz da Lava Jato acabou construindo uma imagem de anti-corrupção. Ao colocar Sérgio Moro em um “superministério”, unindo a Justiçam e a Segurança Pública em uma única pasta, o presidente Bolsonaro garantiu que ele teria “carta branca”. 

Ao deixar o cargo, no entanto, Sérgio Moro fez graves acusações contra Bolsonaro. Entre elas, a de tentar ter acesso as investigações da Polícia Federal. Bolsonaro, por sua vez, chegou a acusar Moro de condicionar a troca para ter o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). 

PUBLICIDADE